Logotipo da TAPS

Logotipo da TAPS
TAPS - Temas Atuais
na Promoção
da Saúde

 




Terapias

imprimir

 

Outras terapias caseiras

Você está só. O que fazer perante uma crise cardíaca
Você chega em casa, cansado, estressado. De repente, você sente forte dor no peito, que começa a irradiar aos braços e ao queixo. O hospital mais próximo está longe...

Infelizmente esse é um caso freqüente. O coração pára de bater normalmente, a pessoa começa a sentir-se fraca e, em uma dezena de segundos, perde a consciência — geralmente antes da chegada do socorro que ela chamou.

É importante saber que ela pode socorrer-se tossindo fortemente várias vezes, respirando profundamente antes de cada tossida. A respiração precisa ser profunda e prolongada, como para expulsar secreções do fundo do peito. É necessário intercalar profundas respirações entre as tossidas e repetir essa seqüência sem parar a cada dois segundos — até a chegada do socorro ou até que os batimentos cardíacos voltem ao normal. As respirações profundas levam oxigênio aos pulmões e as tossidas ativam a circulação sangüínea massageando o coração e ajudando-o assim a retomar seu ritmo original.

Conselhos no comunicado “Cuidados com a Saúde” do Hospital Geral de Rochester. (Votre Santé, nº 30, março 2002)

Própolis na prevenção de cáries
Um artigo publicado em Caries Research, 1991, indica que podemos prevenir cáries dentárias com própolis. Resina coletada pelas abelhas, a própolis é importante na defesa da colméia devido à sua função antimicrobiana. No estudo citado, a incidência de cáries caiu consideravelmente com o uso da própolis, sem qualquer efeito colateral.

Própolis contra infertilidade e herpes genital
Uma pesquisa duplo-cega mostrou que a própolis (resina produzida pelas abelhas) constituí um tratamento eficaz contra a infertilidade associada com endometriose benigna. (Ali AFM, Awadallah A. Fertli Steril 2003; 80 (suppl 3): S32)

Herpes genital, a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo desenvolvido, pode ser difícil de tratar. Existe uma opção eficaz na própolis, que é rica em flavonoídes com propriedades antivirais. (Phytomedicine 2000; 7(1): 1-6)

chocolateChocolate amargo contra tinido
Catherine, 80 anos, sofre há muitos anos de tinido. Às vezes fica tão ensurdecedor como o barulho de uma máquina. Recomendaram-lhe comer diariamente, no desjejum, um pedaço de chocolate amargo. É importante que esse chocolate contenha 70% de cacau. (Raymond / PulsTipp)

Apenas o chocolate escuro, sem leite, é saudável. O leite bloqueia a absorção dos anti-oxidantes saudáveis. (Bild Wissenchaft, 28.8.2003)

Trombose no avião
Ficar sentado no avião durante muito tempo pode — em vôos de longa distância — provocar  tromboses. Como prevenção, a Cruz Verde Alemã, recomenda tomar, antes do vôo, uma bebida contendo 30ml de suco de limão diluídos em água ou algum suco natural. ( g + e)

vidro de levedura de cervejaHerpes-Zoster (cobreiro)
Tive uma faixa de herpes zoster (uma doença por vírus) nas costas, com dores fortíssimas. Após um tratamento no hospital, que não teve efeito, me lembrei da levedura de cerveja. Essa muitas vezes faz efeito para problemas neurológicos. Tomei 10 comprimidos com alta dose de levedura, três vezes ao dia. O resultado foi fenomenal — após oito dias não tive mais dor. A coceira das pequenas bolhas remanescentes melhorou rapidamente com aplicação de suco de aloe vera (babosa). Continuei essa terapia com levedura e babosa até me curar completamente. Desta forma, o herpes, que às vezes causa dor durante meses, durou apenas sete semanas. (
Elvira Hoffmann-Kruppa / Natur und Heilen nº5 de 2003)

sabonetesCãibras musculares
Durante muitos anos, meu marido e eu sofremos de cãibras musculares nas pernas durante a noite. Então eu li que devemos colocar um pedaço de sabonete comum na cama. Achei isso um pouco estranho, mas decidi experimentar. Ainda no mesmo dia, resolvi colocar dois pedaços de sabonete em cada cama, bem perto das coxas. Desde então, tivemos cãibra apenas duas vezes porque o sabonete havia caído no chão. (Lilly, PULStipp, Suiça, janeiro 2003)

linguarudoA saliva mata bactérias e cura feridas
A saliva contém substâncias que matam as bactérias. Por issso, lamber pequenas feridas ajuda a curá-las. Entretanto, devemos usar a nossa própria saliva, porque a saliva alheia pode conter microorganismos contra os quais  não estamos imunes.

vespasPicada de abelha ou vespa
Use uma pinça para retirar o ferrão, sem fazer pressão, para evitar que o veneno se espalhe. Depois, aproxime uma vela acesa, durante um minuto, da picada (em distância suficiente para não se queimar). O calor destrói o veneno e a cura é mais rápida.

abelha na florMel e antioxidantes
Dr. Nicki Engeseth e seus colegas na Universidade de Illinois, EUA, comprovaram que, bebendo uma solução de mel, podemos aumentar o nível de antioxidantes no sangue. A solução de mel pode produzir o mesmo efeito de proteção contra o endurecimento das artérias como frutas e vegetais. Do estudo participaram 25 homens com idade entre 18 e 68 anos e mostrou que mel escuro é mais rico em antioxidantes do que mel claro. (Lorna Duckworth. Independent 20.8.02)

água-vivaNo mar
Onde existem águas-vivas, o melhor é ter sempre um frasco com vinagre na sacola de praia. Quando, ao nadar, encostamos na água-viva, que pode causar queimaduras na pele,  passamos o vinagre sobre a queimadura.

medidor de pressãoAbaixando a pressão arterial
Para abaixar a pressão arterial muito elevada de forma suave é preciso respirar profundamente. Freqüentemente, a pessoa esquece e respira apenas superficialmente.

Além disso, você pode beber água de cravos. Colocamos oito cravos em meio copo de água. Após 24, horas peneiramos e tomamos a água. Isso ajuda a diminuir a pressão.

mão beliscandoBeliscar alivia a fibromialgia
Durante 50 anos sofri muito de fibromialgia. Há um ano e meio não tenho mais dores graças a um método muito simples. Cada noite belisco com o polegar, o indicador e o dedo médio os meus músculos. Isso ativa a circulação do sangue e consigo dormir a noite inteira sem dor. Se alguma coisa dói durante o dia, simplesmente belisco o local. Não consigo nem acreditar que um método tão simples seja tão eficaz.

saleiroSal marinho como remédio
Banhar os pés em água morna com sal (1g. por litro) é uma maravilha para pés inchados e cansados. Também melhora a circulação. Contra caspa podemos esfregar o couro cabeludo, após a lavagem, regularmente com sal. Enxaguamos após 10 minutos com água morna. Contra dor de garganta e tosse diluímos uma colher de chá com sal em um copo d'água e gargarejamos duas vezes ao dia. Se o nariz está entupido, pingamos esta solução com a pipeta no nariz — o que podemos fazer até para o nenê.

Remover uma lasca sem pinça e agulha
Para retirar uma lasca do dedo cobrimos a lasca exposta com um pedaço de esparadrapo.
Puxando o esparadrapo removemos a lasca com facilidade e sem dor.

jarra de vinagreVinagre protege contra enjôo durante a viagem
Durante viagens longas, principalmente de carro, os meus filhos sofriam de forte enjôo e dor de cabeça. Então me lembrava de uma dica, dada por minha tia, que rapidamente resolvia o problema: "Tenha vinagre à mão, sob qualquer forma — pepino, milho ou cebolinhas em conserva para comer ou, então, coloque uma compressa embebida em vinagre diluído em água sobre a testa." Também alguns pingos de vinagre sobre pão ou verdura trazem alívio. De qualquer jeito, é importante beber bastante água — mesmo que seja necessário parar diversas vezes.

lousa com gizDica para eliminar verrugas
Tinha uma verruga tão grande na planta do pé que me aconselharam a procurar um médico. Enquanto fiquei protelando a consulta, apareceram mais três. Ao visitar minha filha, falei do assunto e ela me aconselhou um meio simples e sem riscos — giz branco, usado na escola. Passei o giz tantas vezes quanto possível e me livrei para sempre das verrugas, sem injeção, sem bisturi ou cauterização!
Com uma simples linha de giz você também pode evitar que as formigas entrem em sua casa — elas não gostam de atravessar a linha e vão se dirigir a outro lugar.

potesEscaras
Enchemos um pote de barro virgem com água e colocamos embaixo da cama. Todas as manhãs, mudamos a água.

ovoGema de ovo é uma boa opção contra acne
Ann Landers

Em 1969, comecei a ter uma acne muito séria. Fui a três médicos e gastei centenas de dólares em medicamentos que não funcionaram. No verão de 1970, uma indiana tocou meu rosto e disse que eu podia resolver o problema com gema de ovo: "Você coloca gema crua no rosto, deixa secar durante 10 minutos e lava. Faça isso todos os dias, durante um mês, que as marcas somem. Repita duas vezes por mês durante três meses e, novamente, se o problema recomeçar."
Desde então, já falei para várias amigas sobre a cura da gema e o sucesso tem sido fenomenal.
Uma dermatologista de New York explica: "Durante muitos anos, aplicações tópicas de vitamina A foram prescritas por médicos como tratamento para a acne. Como a gema do ovo é ótima fonte de vitamina A, não é de surpreender que a gema crua melhore as lesões da acne. Algumas vezes, há uma base científica simples para o sucesso de remédios caseiros."

Você queimou a mão com água???
Na hora da queimadura, seja lá a extensão que for, a primeira providência é colocar a parte afetada debaixo de água fria corrente, até que o calor diminua e pare de queimar as diversas camadas da pele. Depois, passamos clara de ovo, levemente batida, para que seja mais fácil de aplicar. Veja o depoimento a seguir:

"Manuseando a chaleira ao aquecer a água, uma moça queimou grande parte da mão. Colocou a mão sob a torneira durante algum tempo para tirar o calor inicial, porque a dor era violenta. Depois abriu dois ovos, separou as claras e bateu um pouco. Colocou as claras sobre a queimadura, deixando secar até formar uma película de colágeno natural. Ficou pelo menos uma hora colocando camadas de claras na mão. À tarde, não sentiu mais dor alguma e, no dia seguinte, havia apenas uma marca vermelha arroxeada. Achou que ficaria com uma cicatriz horrível. Para sua surpresa, após 10 dias, não havia nenhuma marca do acontecido, nada.... Nem a cor da pele mudou. A parte queimada foi totalmente recuperada pelo colágeno existente na clara que, na verdade, é uma placenta cheia de vitaminas". (mensagem da ONG Elo Ambiental)

 

 

 

top